Bem Vindos

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Dia Nacional do Livro

                                                          

                     Dia Nacional do Livro

                                

O Dia Nacional do Livro é comemorado anualmente em 29 de Outubro.

A data celebra uma das invenções mais enriquecedoras do Homem. O livro pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, transportando os leitores para os lugares mais espetaculares da imaginação humana, além de informar e ajudar a diversificar o vocabulário das pessoas.
Os livros surgiram há centenas de anos e, desde então, continuam maravilhando as gerações com contos fantásticos e registrando os principais acontecimentos da história da humanidade.

Origem do Dia Nacional do Livro

O Dia do Livro surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil.
Vale lembrar que o Brasil começou a editar seus próprios livros ainda em 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia. O primeiro livro a ser editado foi "Marília de Dirceu", do escritor Tomás Antônio Gonzaga.
No Brasil ainda se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de Abril, uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse dia.
E também existe o Dia Internacional do Livro, em 23 de Abril, que surgiu na região da Catalunha, na Espanha, em homenagem ao escritor Miguel de Cervantes.
Resultado de imagem para dia do livro 
                                                  

HISTÓRIA SOBRE AS GUIRLANDAS DE NATAL.

                                      GUIRLANDAS DE NATAL



VOU COMPARTILHAR COM VOCÊS, ESTE TEMA QUE ACHEI NA NET, MUITO INTERESSANTE, NÃO DEIXEM DE LER.


Como é bom a atmosfera do fim do ano, aquele tempo fresquinho, horas sol e horas chuva sinalizando que o natal se aproxima. Porém com as vésperas do natal também surgem pela cidade as decorações de natalinas, árvores coloridas, o presépio, vários enfeites de natal e as maravilhosas e imponentes guirlandas. Mas como surgiram as guirlandas, que são peças que encantam dez em cada dez pessoas que apreciam a decoração natalina?.
Conforme os registros da humanidade, a história das guirlandas começou no Hemisfério Norte, com a crença das pessoas que viviam por lá na época, acreditavam que as heras, o pinheiro, o azevinho e outras plantas ofereciam proteção contra bruxas e demônios durante o inverno, além de acreditarem também que as guirlandas eram amuletos contra a má sorte. Há quem diga que os ramos verdes trazem felicidade, paz, harmonia e até sorte, e o formato circular representa esperança, lembrando que a vida é um ciclo de nascimento e morte. Porém para os católicos a guirlanda também faz parte da celebração do Advento, período que compreende os quatro domingos anteriores ao da chegada de Cristo e funciona como uma preparação da alma para essa época do ano.
guirlanda-natalina (1)
Entretanto mesmo que não haja crença em todas estas coisas, decorar a porta ou a parede de casa com uma guirlanda de Natal é um hábito comum no Brasil e no mundo, além de ser muito glamorosas as guirlandas ocupam um lugar de destaque na casa das pessoas, a porta de entrada. Algumas pessoas chegam até a dispensar a tradicional árvore, mas não abrem mão da peça na entrada da casa. A guirlanda é uma peça prática porque você já compra pronta, não tem que montar como é o caso da árvore, coloca em um preguinho e pronto, passando o natal embala numa caixa e no próximo ano está pronta pra usar novamente. Não precisa montar e desmontar nem ficar pensando onde colocar, pois o seu lugar já está o ano todo reservado na porta de entrada.
guirlanda-natalina (2) guirlanda-natalina (4)
E vai uma dica para deixar a sua guirlanda mais bonita e imponente após um ano guardada poderá ser reaproveitada, com peças que você encontra em lojas que vendem produtos para decoração de natal, adornos que poderá colocar na guirlanda já usada no ano anterior para enriquecer ainda mais a sua peça e deixa-la com cara de nova, com laços, bolinhas e enfeites variados, e mesmo não tendo uma ainda você criar uma exclusiva, personalizando cada detalhe do seu jeito com os adornos de sua preferência. Diz a lenda sobre as guirlandas que elas escolhem seu dono, que quando você olha várias peças juntas com certeza aquela que agrada aos seus olhos e esta que escolheu ir pra sua casa, mas salvo as lendas e histórias o importante é entrar no clima e deixar a sua casa mais bonita para o natal, então mãos a obra e bora lá decorar a casa pro natal!.

 Marilda do Vale

 CRÉDITOS:

dicasparadecoracaodenatal.com.br/decoracao-natalina/historia-das-guirlandas-de-natal/