Bem Vindos

quarta-feira, 15 de julho de 2015

NOTÍCIAS LITERÁRIAS.

Feira de livros terá literatura indígena entre as atrações de 2015, em Manaus



Manaus - Mais de 15 autores em uma ampla programação cultural, que inclui música, teatro e, principalmente, literatura. É o que reserva a 28ª edição da Feira de Livros do Sesc Amazonas, em outubro, cujo foco também engloba uma maior atenção a autores indígenas.
“Yaguare Yamã e Eli Macuxi são os grandes convidados para esta edição. Acredito que a inclusão deles no ‘Café Literário’ (uma das atrações da feira) é uma forma de reconhecer o trabalho que eles vêm desenvolvendo nos últimos tempos”, diz o escritor Tenório Telles, responsável pela curadoria do evento. “É uma forma de prestigiar a luta diária deles enquanto autores que tentam divulgar sua etnia por meio da escrita”, afirmou. 
Segundo Telles, o tema escolhido foi ‘Histórias, Conversas e Rimas’, uma homenagem à poeta manauara Violeta Branca. “Dando início à programação, teremos o autor Marcos Frederico Krüger ministrando a palestra ‘Memória e Poesia em Violeta Branca’, durante a abertura da feira”, adiantou.
Na análise do curador, a feira, criada com o intuito de dinamizar o cenário literário da cidade, deve fomentar o mercado editorial amazonense e proporcionar o intercâmbio de informações com escritores. E, entre os nomes confirmados para esta edição, estão Márcio Souza, Elson Farias, Thiago de Mello, Zemaria Pinto, Leyla Leong, Renan Freitas Pinto, Sérgio Freire, Ivânia Vieira e Wilson Nogueira, entre outros.


Agualusa, Thalita Rebouças, Augusto Cury e Mary Del Priore em nova feira no Recife
Com o tema O livro do futuro, o futuro do livro, a Feira Nordestina do Livro (Fenelivro) levará mais de 200 editoras ao Centro de Convenções de Pernambuco, entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro. Ao todo, o público contará com 120 estandes no evento, que celebra os 100 anos da Imprensa Oficial do Estado e homenageia os pernambucanos Lourival Batista e Evaldo Cabral de Mello.

Iniciativa da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), em parceria com a Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), a feira terá como base a discussão sobre a relação entre tecnologia e literatura.

A programação contará com a participação de nomes do mercado editorial brasileiro e internacional. Entre os confirmados, o angolano José Eduardo Agualusa, Thalita Rebouças, Augusto Cury, Marcelino Freire, Mary Del Priore, Gerson Camarotti, José Castello e o diretor do blog PublishNews, Carlo Carrenho. Quem passar pelo Cecon durante a iniciativa, poderá aproveitar uma oficina literária gratuita com o escritor Raimundo Carrero.

Festival Literário de Araxá reúne escritores nacionais e internacionais

Escritores e leitores ficarão mais próximos entre os dias 26 e 30 de agosto em Araxá, no Alto Paranaíba. O Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) leva à cidade renomados escritores, que irão apresentar o que há de mais recente nas Letras e os desafios no processo de construção da literatura para crianças, jovens e adultos.
A programação traz também outras formas de linguagem, como o teatro, a música, a fotografia e o cinema. Toda a programação é gratuita e as principais atividades ocorrem na Fundação Cultural Calmon Barreto.

CRÔNICA DO DIA - O PAÍS DAS CPIS E FALCATRUAS

Dia a dia nos surpreendemos mais com o descaso dos governantes em nosso Brasil. 
São tantos disparates, falcatruas que até estranhamos quando no noticiário do dia, uma  CPI não foi aberta ou alguma operação deflagrada.
Um  paradoxo num país com falta de leitos nas UTIs, com falta de creches, de escolas, de infraestruturas básicas, de estradas etc... A lista é infinita...
O roubo ao país é enorme, como devemos nós como comunidade, proceder diante de tantas falcatruas, enganos e roubos?
Uma de  nossas principais armas, chama-se  voto, eleição, desprezo aos políticos não comprometidos. Temos que anotar todos os nomes desses políticos e dar o troco devido, sem perdão.
Não acredito que nosso povo assista calmo e inerte a tantos desmandos.
Tanto dinheiro indo ralo abaixo, tantas delações premiadas, premiando aos corruptos.
E o povo, tem que se contentar com um mísero salário mínimo, que não dura quinze dias.
Senhores governantes, por favor tenham compaixão pelo povo que sofre, nunca seremos um país desenvolvido com tanta coisa errada, um país que não investe em educação, é um país em declínio.
Povo brasileiro, acorde pra seus direitos.
Lute por uma vida mais digna, diga não aos políticos desonestos.