Bem Vindos

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Prêmio São Paulo de Literatura 2013

Maior prêmio literário do Brasil revela finalistas da edição 2013.


MELHOR LIVRO DO ANO

Daniel GaleraBarba ensopada de sangue (Companhia das Letras)
Nasceu em 1979, em São Paulo. Filho de gaúchos, passou a maior parte da vida em Porto Alegre. Em 2001, lançou o seu livro de estreia Dentes guardados pelo selo independente Livros do Mal. Cordilheira (2008) recebeu o prêmio Machado de Assis de Romance, da Fundação Biblioteca Nacional, e foi terceiro lugar na categoria Romance do prêmio Jabuti. Atualmente Daniel Galera é colunista do jornal O Globo.

E. A. Ferreira (Evandro Affonso Ferreira) – O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo Rotterdam (Record)
Nascido em Minas Gerais, em 1945, e radicado em São Paulo há 40 anos, Evandro Affonso Ferreira surgiu na literatura em 2000. Participou de uma coletânea de contos organizada por Alcir Pécora em Portugal (Editora Cotovia) ao lado de Osman Lins, Dalton Trevisan, Samuel Rawet, Hilda Hilst, José J. Veiga, João Antonio e Sérgio Santana. Tem cinco livros publicados: Grogotó! (Topbooks), Araã! (Hedra), Erefuê, Zaratempô! e Catrâmbias! (Editora 34).     

Elvira Maria Vigna Lehmann – O que deu para fazer em matéria de história de amor (Companhia das Letras)
É escritora e desenhista. Nasceu em 1947, no Rio de Janeiro e atualmente mora em São Paulo. Formada em literatura pela Universidade de Nancy, na França, é também mestre em comunicação pela UFRJ. Seu romance Nada a dizer, publicado em 2010 pela Companhia das Letras, recebeu o prêmio de ficção da Academia Brasileira de Letras.

Francisco J. C. DantasCaderno de ruminações (Alfaguara)
Francisco J. C. Dantas nasceu em Riachão do Dantas, Sergipe, em 1941. Foi professor de literatura brasileira e portuguesa na Universidade Federal de Sergipe. Estreou na literatura aos 50 anos de idade, com o elogiado romance Coivara da memória (1991). A ele seguiram-se Os desvalidos (1993), Cartilha do silêncio (1997), Sob o peso das sombras (2004) e Cabo Josino Viloso (2005). Em 2000, recebeu o Prêmio Internacional da União Latina de Literaturas Românicas. Vive atualmente entre Aracaju e sua fazenda Lajes Velha, em Itabaianinha, no interior do Sergipe.

Xico SáBig Jato (Companhia das Letras)
Nasceu no Crato, Ceará, em 1962. Começou a carreira de jornalista no Recife, e atuou muitos anos como repórter investigativo. É colunista da Folha de S. Paulo e comentarista dos programas “Saia Justa” (GNT) e “TV Folha” (Cultura). Autor de vários livros de contos e crônicas, faz parte de Essa história está diferente, ficções sobre músicas de Chico Buarque.

José Luiz PassosO sonâmbulo amador (Alfaguara)
José Luiz Passos nasceu em Catende, Pernambuco, em 1971. Formado em Sociologia, doutorou-se em Letras. É autor dos ensaios Ruínas de linhas puras (1998) — sobre as viagens de Macunaíma — e Machado de Assis, o romance com pessoas (2007), que interpreta a influência de Shakespeare na imaginação moral do realismo brasileiro. Vive atualmente nos Estados Unidos, onde é professor na Universidade da Califórnia em Los Angeles.

Miguel Sanches NetoA máquina de madeira (Companhia das Letras)
Nasceu em 1965, no Paraná. É autor de quinze livros, entre romances, crítica, poesia e contos, entre eles os premiados Um amor anarquista e A primeira mulher. Colaborou com as principais publicações brasileiras e é professor de literatura na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Ricardo LísiasO céu dos suicidas (Alfaguara)
Ricardo Lísias nasceu em 1975, em São Paulo. Publicou em 1999 o romance Cobertor de estrelas (Rocco), traduzido para o espanhol e o galego. Em 2001 publicou Capuz (Hedra) e, em 2004, Dos Nervos (Hedra). É autor também do livro de contos Anna O. e outras novelas (Globo), finalista do Prêmio Jabuti de 2008. É autor ainda dos livros infantis Sai da Frente, Vaca Brava (Hedra, 2001) e Greve Contra a Guerra (Hedra, 2005).

Ronaldo Correia de BritoEstive lá fora (Alfaguara)
Ronaldo Correia de Brito nasceu no Ceará e mora no Recife. É médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Escreveu os livros de contos As Noites e os Dias (1997), editado pela Bagaço, Faca (2003), Livro dos Homens (2005), e a novela infanto-juvenil O Pavão Misterioso (2004), todos publicados pela Cosac Naify. Dramaturgo, é autor das peças Baile do Menino DeusBandeira de São João e Arlequim. Escreveu durante sete anos para a coluna Entremez, da revista Continente Multicultural, e atualmente assina uma coluna semanal na revista Terra Magazine, do Portal Terra.

Zuenir Ventura – Sagrada família (Alfaguara)
Zuenir Ventura nasceu em 1931, formou-se em Letras e tornou-se um dos principais jornalistas do país, tendo trabalhado nas revistas O Cruzeiro, Visão, Veja e IstoÉ e nos jornais Correio da Manhã e Jornal do Brasil. Atualmente é colunista de O Globo. Entre seus livros estão Cidade partida, o romance Sagrada família e 1968 – O ano que não terminou, “irmão mais velho” de 1968 – O que fizemos de nós.

 Continue  lendo ...

Temporada de final de ano traz livros Courtney Love, Morrissey e Ringo Starr às lojas

O final do ano está se firmando como a melhor época para o lançamento de livros de memórias e autobiografias de astros do rock.

 Em 2013 não será diferente e as livrarias já receberam, ou receberão em breve, algumas obras que prometem aguçar a curiosidade dos fãs.


Uma das que eram mais aguardadas, a autobiografia de Morrissey  já chegou às livrarias da Grã-Bretanha. 
O livro foi bastante elogiado pela crítica, principalmente por ela ajudar a desvendar um pouco de uma das figuras mais misteriosas da história do rock.

Mas a obra que deverá causar mais furor é "Courtney Love: My Story", onde a vocalista do Hole e viúva de Kurt Cobain do Nirvana promete contar tudo sobre sua vida pra lá de turbulenta


MAIS INFORMAÇÕES ACESSE:

BIENAL DO LIVRO DE ALAGOAS 2013 / BIENAL DO LIVRO E LEITURA DE CAMPO MOURÃO NO PARANÁ

   BIENAL DO LIVRO DE ALAGOAS
                  2013

A 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, maior evento literário da cidade, vai reunir dezenas de escritores consagrados durante 10 dias, a partir desta sexta-feira (25), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. A expectativa é de que 70 mil alunos de escolas públicas e privadas circulem pelo evento. Contando com atrações voltadas ao público infanto-juvenil, a expectativa e que mais de 70 mil estudantes de escolas públicas e privadas circulem pelo evento.

A programação promete agradar público de todos os gostos e idades. Para o público infanto-juvenil englobam lançamentos editoriais, bate-papos com escritores renomados, sessões de autógrafos e espetáculos teatrais. Na agenda infantil, os espetáculos “Gonzagão – O Rei do Baião” e “O Patinho Feio” são as principais indicações teatrais. Outra atração confirmada é a escritora Paula Pimenta, um dos grandes nomes da literatura infanto-juvenil.

Presenças e atrações confirmadas
Na edição deste ano, os patronos da Bienal são todos os escritores alagoanos. “Nós pensamos em algo que parece anônimo, mas que reflete uma singularidade. Nosso intuito é homenagear os escritores locais e valorizar a produção literária alagoana”, reforçou Stela Lameiras.

Entre os alagoanos, as presenças confirmadas são Arriete Vilela, Susana Souto, Nilton Resende, Simone Cavalcante, Vera Romariz, Luitgarde Barros, Gilda Vilela, José Marques de Melo, Jorge Calheiros e Tainan Costa.
No cenário nacional, presenças como Carlos Ocké, Gilberto Mendonça Teles, Cipriano Luckesi, Ney Sant’Anna, Carlos Libâneo, Maria Adelia, Milton Gonçalves, Irandé Antunes, Bia Bedran, Durval Muniz, Dênis de Moraes, Milton Hatoum, Cristóvão Tezza e Jarnilson Paim prometem abrilhantar o evento.
Outros nomes de peso são Lilia Schwarcs, Affonso Sant’Anna, Frei Betto, Laura Müller, Tico Santa Cruz, Gaudêncio Frigotto, Humberto Gessinger e Leda Nagle. Entre os escritores internacionais, o destaque vai para Boaventura Santos, Luís Serguilha, Catherine Dumas, Rumen Stoyanov e Alberto Filipe Araújo.

 Mais informações acesse:

http://glo.bo/1b6AGvX



BIENAL DO LIVRO E LEITURAS DE CAMPO MOURÃO - PR

O Paraná vive um bom momento literário. Escritores paranaenses ou aqui radicados vêm conquistando o mercado editorial, o público e, em muitos casos, a crítica. Junto a isso, eventos literários passam também a acontecer com mais frequência no Estado, mesmo em cidades onde antes não se fazia praticamente nada relacionado à literatura.
É o caso de Campo Mourão (a 90 quilômetros de Maringá), que sedia de hoje a sábado a 1ª Bienal do Livro e Leituras, com 52 atrações entre palestras, oficinas, exposições, lançamentos de livros, feiras de troca e programação artística. Concentrada na Avenida Comendador Norberto Marcondes, em frente ao Teatro Municipal, mas com atrações em outros pontos da cidade, a bienal – uma realização da prefeitura e da Fundação Cultural (Fundacam) – homenageia o centenário do poeta Vinicius de Morais. A entrada é franca.

 Mais informações acesse: