Bem Vindos

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Livraria Cultura



Compre Livros para o Dia dos Namorados



Aprenda Inglês



Notícia: Prêmio Paraná de Literatura 2013 - Paraná

                              Cultura

Prêmio Paraná de Literatura 2013 define comissão julgadora


A Biblioteca Pública do
Paraná (BPP), do Governo do Estado, definiu os integrantes da comissão julgadora do Prêmio Paraná de Literatura 2013. Alberto Mussa, Leyla Perrone-Moisés e Luís Augusto Fischer são os jurados da categoria Romance (prêmio Manoel Carlos Karam). Raimundo Carrero, Beatriz Resende e Charles Kiefer escolherão o melhor livro de contos (prêmio Newton Sampaio). Eucanaã Ferraz, Rodrigo Garcia Lopes e Alberto Martins analisarão as obras de poesia (prêmio Helena Kolody). A comissão é presidida por Rogério Pereira, diretor da Biblioteca.

“Buscamos, novamente, compor um quadro de jurados inquestionável. A seleção é feita com muito cuidado, pois um dos pilares do concurso é justamente a credibilidade da comissão. Convidamos escritores, críticos e acadêmicos consagrados e que já participaram de outras comissões”, diz Pereira.

Na primeira edição do prêmio, realizada em 2012, a comissão foi composta por Marçal Aquino, Rodrigo Lacerda, Caetano Galindo, Heloisa Buarque de Holanda, Miguel Sanches, Antonio Carlos Secchin, José Castello, João Cezar de Castro Rocha e Luiz Ruffato. Os autores vencedores foram Alexandre Vidal Porto (por Sergio Y vai à América, romance), José Roberto Torero (Papis et circensis, contos) e Lila Maia (As maçãs de antes, poesia). Vidal Porto e Torero já negociaram a reedição de seus livros pelas editoras Companhia das Letras e Alfaguara, respectivamente. A obra de Lila Maia está entre as finalistas do Prêmio Portugal Telecom 2013.

PUBLICAÇÃO – O Prêmio Paraná de Literatura 2013 vai selecionar livros inéditos de autores de todo o País. O vencedor de cada categoria receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pela Biblioteca Pública do Paraná, com tiragem de mil exemplares. Os premiados também receberão 100 cópias de seu livro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 31 de julho. O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro. O edital do concurso está disponível nos sites da BPP e da Secretaria da Cultura do Paraná.

CONHEÇA OS JURADOS:

Romance (Prêmio Manoel Carlos Karam)

Alberto Mussa — Escritor, tradutor. Publicou os romances Elegbara, O movimento pendular e Meu destino é ser onça, entre outras obras.

Leyla Perrone-Moisés — Crítica literária, professora da USP. Escreveu obras como O novo romance francês e Falência da crítica.

Luís Augusto Fischer — Crítico, professor de da UFRGS. É autor de Machado e Borges – e outros ensaios sobre Machado de Assis, entre outras obras.

Contos (Prêmio Newton Sampaio)

Raimundo Carrero — Jornalista e escritor. Escreveu 21 livros, entre eles Maçã agreste e Somos pedras que se consomem.

Beatriz Resende — Professora, pesquisadora, crítica literária e ensaísta. Publicou obras como Cronistas do Rio e Apontamentos de crítica cultural.

Charles Kiefer — Escritor e professor da PUC-RS. Tem mais de 30 livros editados, entre eles três vencedores do Prêmio Jabuti (O pêndulo do relógio, Um outro olhar e Antologia pessoa).

Poesia (Prêmio Helena Kolody)

Eucanaã Ferraz — Poeta, professor e ensaísta. Escreveu, entre outros, Cinemateca, Rua do mundo e Desassombro. Organizou antologias de Caetano Veloso e Vinicius de Moraes.

Rodrigo Garcia Lopes — Poeta, tradutor, compositor e músico. Lançou sete livros e dois CDs.

Alberto Martins — Poeta e artista plástico. Publicou, entre outros, Em trânsito e Cais.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:



www.aen.pr.gov.br