Bem Vindos

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Resumo do Livro Por um simples pedaço de cerâmica

                                                             RESUMO




TÍTULO:     POR UM  SIMPLES 
                   PEDAÇO DE CERÂMICA

AUTOR:      PARK, LINDA SUE

EDITORA:  MARTINS FONTES




Esta é a história de um menino chamado de orelha-de-pau e um homem chamado de homem- garça, que se passa na costa oeste da Coréia, na segunda metade do século XII.
Homem garça dividia espaço debaixo  da ponte com o menino orelha-de-pau. Afinal de contas  o Homem-garça chegou primeiro, e não se lembrava a quanto tempo estava lá, mas sabia a quanto tempo orelha-de-pau estava lá. Homem-garça mostra uma ripa com umas marcas, são dez no total, ele as marcou para que o menino soubesse a sua idade.
 Havia dez riscos,mas o menino tinha mais, pois foi deixado com o homem-garça com dois anos mais ou menos.Os pais de orelha-de-pau morreram de febre. Um homem havia sido pago por um monge, na cidade se Songdo, para trazer o garoto para  Ch'ulp'o, uma pequena aldeia a beira mar.
Quando chegou com o órfão, o enviado do monge descobriu que o tio não morava mais lá , os monges também não puderam cuidar dele, pois estavam com a febre, então o menino foi levado para o homem-garça, e quando os monges foram buscá-lo, ele não quis ir embora e assim ficou.
O sonho de orelha-de-pau é fazer  vasos de barro, é assim que conhece um cerâmico chamado de Min.
Orelha-de-pau, começa a trabalhar para Min, como pagamento, depois de ter por acidente quebrado alguns vasos seus.
Apesar de depois de um tempo ter pago o que devia em forma de trabalho, ele continuou com o ceramista, com a intenção de um dia poder apreender o ofício, mas o mestre não lhe dá chance.
A fome neste lugar é corriqueira, então no tempo que orelha-de-pau estava trabalhando para o ceramista Min, ele tomava o cuidado de sempre levar para o seu amigo homem-garça, um pouco do alimento que a mulher do ceramista lhe dava durante o dia.
Um dia orelha-de-pau foi avisado que um emissário real viria para a aldeia para encomendar cerâmicas para o palácio.
A partir daí começa uma luta do pobre menino orelha-de-pau, para conseguir levar até o palácio uma amostra do mestre ceramista Min, ao rei. Ele enfrenta ladrões que acabam por destruir a preciosa cerâmica do seu mestre, mas persevera na sua incumbência, e mesmo sendo um pedaço da cerâmica somente, ele consegue chegar ao palácio, e seu mestre é o escolhido do rei, para ter suas peças expostas e usadas no palácio.
Uma história de perseverança de um menino pobre, mas que tem um sonho, ser um ceramista.
Não deixe de ler este livro.

Trechos do livro



   O menino anunciou com voz firme: - Tenho uma audiência com o emissário real encarregado dos assuntos de cerâmica. Era esse o título completo do emissário Kim.

  O emissário esperou uns segundos e depois perguntou: - Então? Onde estão as peças?


Um comentário:

Deixe seu comentário