Bem Vindos

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Você conhece a Lenda das Cataratas do Iguaçu?

Livro Paraíso da Criança
Editora Edelbra
Título Cataratas do Iguaçu
 
 
Por muito tempo, as margens do rios Paraná e Iguaçu foram povoadas pelos índios da tribo dos  Caigangues. Eles acreditavam que o mundo inteiro era governado por Mboi, um deus que tinha a forma de serpente e que vivia no leito do rio Iguaçu.
Era, costume, entre os índios, oferecer as jovens mais bonitas as deus serpente. Dessa maneira, a tribo podia contar com a proteção dessa divindade. Para o bem de se povo, as indiazinhas abdicavam de todos os prazeres da vida para se dedicarem ao poderoso deus serpente. Existia uma índia chamada Naipi de rara beleza, filha do  cacique guerreiro Igobi. Naipi era tão bela que as águas do rio Iguaçu paravam, quando nelas refletia a imagem da indiazinha. Um dia Mboi ficou encantado com tanta beleza que disse: quero-a imediatamente. E assim, antes mesmo do sol tornar a brilhar, começaram os preparativos para a grande festa da consagração de Naipi. Em todo o canto reinava a mais absoluta paz e felicidade. Porém o que ninguém imaginava é que o coração de Naipi já pertencia a um forte e valente guerreiro de nome Tarobá.
Antes que o luar clareasse as matas, os jovens apaixonados encontraram-se as escondidas, para falar de seu amor:
-Não podemos fazer mais nada, Tarobá.
 Meu destino já foi traçado. Tenho que honrar os caigangues servindo ao Deus serpente.
_Naipi, nosso amor é maior que a honra da nossa tribo e mais forte que o poder de Mboi. Não nos conformemos com a nossa sorte. Vamos mudá-la.Finalmente chegou o momento da consagração, todos festejando , Tarobá raptou Naipi. Nas margens do rio Iguaçu, os jovens embarcaram numa canoa, que era rapidamente arrastada pela correnteza das águas. Percebendo o que havia acontecido o irado Mboi partiu em perseguição aos fugitivos.
 Notando que Tarobá e Naipi se aproximavam do rio Paraná e que não seria mais possível alcançá-los, o deus serpente tomado de intensa fúria levantou seu corpo imenso e mergulhou violentamente. Ao dar esse golpe, os anéis do seu corpo fincaram-se nas entranhas do leito do rio. E como não parasse de se retorcer raivosamente esse terrível movimento fez com que formasse uma extensa fenda onde se lançaram as águas, formando as Cataratas do Iguaçu. Na queda a pequena canoa desapareceu para sempre.
Naipi foi transformada em uma das grandes rochas centrais. Tarobá recebeu  a forma de árvore, ficando a beira do abismo condenado a contemplar sua amada sem poder beijá-la. E o vingativo Mboi ficou oculto pela espuma dos saltos onde fica vigiando as suas vítimas.